08/11/2012

Cuidados com suas unhas                                                        
cuidados-unhas2

Você sabe quais os principais cuidados que deve ter com suas unhas?
Muitas vezes pensamos que tudo o que elas precisam são de cuidado semanal, mas elas exigem muito mais atenção.
Muitas pessoas não compreendem por que suas unhas tendem a quebrar facilmente ou apresentar aquela aparência descamada, no entanto, isso pode ter relação a uma série de fatores, como o próprio organismo, a falta de nutrientes ou cuidados inadequados.
Nossas unhas são formadas por queratina e, por isso, podem enfraquecer facilmente se expostas a condições agressivas. É necessário nutri-las com frequência, com produtos específicos para as mãos e cutículas, que têm tendência a ressecar durante o dia, especialmente após uso de produtos de limpeza.
O ideal é ter um creme nutritivo para hidratar as mãos sempre que sentir necessidade. Além disso, é indispensável beber muita água – pelo menos dois litros por dia – e ingerir uma quantidade adequada de vitaminas e sais minerais, especialmente zinco, vitamina A e B12. Se possível, inclua leite, ovos, espinafre, frutas e aveia em sua dieta!
Você pode apostar em óleos fortalecedores, que estimulam a produção de queratina. Utilize-os antes de pintar as unhas, para que tenham um contato direto com sua superfície e tenham uma ação e absorção mais eficaz.
Uma outra dica muito importante é tomar cuidado com a cor dos esmaltes, para que as unhas não assumam aquela conhecida coloração amarelada. O ideal é alternar os tons e sempre aplicar uma base impermeabilizante.

Cuidados que você deve ter no salão de beleza
cuidados_salao_beleza (1)

Use um alicate recém-esterilizado ou só seu.
Repare se os alicates e os pauzinhos de metal, para empurrar as cutículas, ficam em um aparelho chamado autoclave (ele parece um forninho). As mesmas ferramentas não podem ser usadas por duas clientes seguidas, pois elas podem transmitir micoses e hepatite C (nesse caso, a transmissão acontece pelo sangue. O vírus pode sobreviver por uma semana no alicate!). Outra boa solução é ter um kit de manicure só seu, que pode ficar na sua bolsa ou no seu salão preferido.
Palitos de madeira e lixas só podem ser usados uma vez.
Esses itens não podem ser esterilizados porque são feitos de materiais mais frágeis. Por isso, é usar uma vez e jogar fora. Se não fizer isso, você corre o risco de pegar uma alergia ou micose nas unhas. Você pode ter os dois no seu kit de manicure também.
Para amolecer as cutículas, só com cremes ou sacos plásticos.
Sabe aquela bacia com água morna, onde você deixa sua mão ou pé de molho? Pois o uso dela é proibido pela Anvisa (órgão que faz a vigilância sanitária no nosso país). Como normalmente as bacias não são bem limpas e secas após o uso, podem acumular algum pedacinho de pele. Se esse resíduo tiver algum tipo de fungo, bingo! A próxima a usar corre o risco de pegar uma micose. Agora, só é permitido amolecer a cutícula com luvas ou sacos plásticos com creme dentro ou com creme amolecedor de cutícula.
Leve suas maquiagens se for se maquiar no salão.
mb2659-250x250KIT_MAQUIAGEM_JASMINE_V023_1__97653_zoom

Você já sabe: maquiagem não se divide tanto os produtos quanto os pinceis. Como as maquiadoras profissionais pintam um monte de gente com o mesmo material, se ele estiver contaminado, você pode pegar alguma alergia na pele ou nos olhos. Por isso, se for se produzir para uma festa no salão, leva seu kit de casa.
Não custa também reparar se o salão está sempre limpo, se o chão é varrido com frequência e se o banheiro está em ordem. E não fique com vergonha de trocar de salão se achar melhor. O que importa é a sua saúde.
Fazer as unhas em casa nem sempre significa estar livre de todos os perigos de higiene que o salão oferece. A má conservação dos objetos pessoais pode predispor a proliferação de bactérias. Sem contar que emprestar a lixa a uma amiga e outros gestos corriqueiros também podem trazer micro-organismos para o seu necessaire  "O uso de material não esterilizado aumenta o risco de contaminações por fungos e bactérias, causando micose e processos inflamatórios nas bordas das unhas"
images (11) Alicates
O único procedimento que mata todos os micro-organismos que se alojam nos alicates é a autoclavagem - técnica comum nos salões de beleza que utiliza um aparelho que esteriliza os objetos, o autoclave. Para adaptar esse procedimento ao uso caseiro, dermatologistas orientam para que seja feito a limpeza com álcool e ferver em seguida. Outra dica é usar protetores para as pontas desse e de outros objetos cortantes, que impedem que eles percam o fio e se tornem menos eficientes.
tesouraunhasolingen Tesoura de Unhas
Assim como os outros objetos de metal, a tesourinha deve ser sempre lavada com água e sabão, higienizada com álcool e fervida em água após o uso. Esse cuidado é de extrema importância para qualquer material que seja cortante, já que pode cortar a pele e contaminar o sangue com bactérias, explica a dermatologista Gabriela. Também é melhor guardar esses objetos em um estojo próprio, para eles não perderem o corte.
images (13) Lixas de pé
Muita gente deixa a lixa de pé ou a pedra-pomes na prateleira do banheiro para aproveitar os benefícios da água quente do banho para o amolecimento da pele. Mas esse tipo de armazenamento é péssimo, já que locais quentes e úmidos são perfeitos para abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos. "O ideal é guardar os objetos todos bem sequinhos em necessaire ou caixinha longe de luz, umidade e calor excessivo". Respeite também o prazo de validade do produto, que costuma ser industrializado e conter essas informações na embalagem.
PalitoChanfradoOk_1__42816_zoom Palitinhos
Opte pelos palitinhos de metal ao invés dos palitinhos de madeira para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo empurrar a cutícula. "O metal permite a esterilização e elimina as bactérias”. Já os palitinhos de madeira são difíceis de secar e viram a colônia perfeita para elas.
images (14) Esmaltes
Olho na validade: o esmalte pode durar cerca de dois anos, mesmo em uso. O ideal é sempre usá-los enquanto a textura ainda está cremosa para garantir um acabamento mais bonito. O frasco que é aberto várias vezes vai engrossar mais rápido, mas isso não quer dizer que ele está impróprio para o uso.
images (2) (1) Toalha
Paninhos usados para enxugar as pontas dos dedos não devem nunca ser guardados logo após o uso. Elas acumulam restos de pele e de unhas que facilitam a proliferação de bactérias. Sem falar na umidade: prefira usar toalhas descartáveis ou lavar as de tecido, preferencialmente com água quente, logo após o uso.
374 Hidratante
O melhor hidratante é aquele que vem em bisnagas - atentando-se sempre à data de validade. Os produtos disponíveis em potes com tampas de rosquear fazem com que você coloque a sua mão inteira no pote para pegar o creme. Isso pode levar restos de unha e pele para dentro do recipiente, o que não é nada higiênico.
Como guardar?
Em casa você deve acondicionar os objetos em necessaire ou caixinha de madeira.
5154587989_f0b2716230_mKit Manicure  851 cópia


"Mas é importante que o recipiente fique seco, limpo e longe de sol e calor, já que esses fatores podem alterar a eficiência do produto e até predispor a proliferação de micro-organismos".
Cuide bem de suas unhas com saúde e beleza.








Nenhum comentário:

Postar um comentário