01/11/2012

A Dieta do Mediterrâneo prolonga a vida                               

Saboroso e variado, o cardápio traz elegância e saúde.....Será?


Você já deve ter ouvido falar na 'Dieta do Mediterrâneo', ela reflete os hábitos alimentares típicos da Grécia, Itália, Espanha, África, entre outros continentes banhados pelo mar mediterrâneo.
Nessa dieta pode abuse dos peixes, eles são mais saudáveis que o frango e a carne vermelha.
Estudiosos notaram algo muito curioso: os europeus que vivem na região do Mar Mediterrâneo têm menos câncer e doenças do coração. Além disso, eles estão entre os povos mais magros do planeta.
Por isso, há cerca de 50 anos a dieta mediterrânea vem sendo estudada. A cada nova pesquisa, mais aspectos positivos são descobertos. Muitas pessoas resolveram modificar os hábitos alimentares e aderir a este poderoso jeito de se nutrir.

O azeite extra virgem é uma das bases da dieta mediterrânea: ele acompanha quase tudo que se come por lá. Ele possui gorduras que combatem o mau colesterol.
Contém também substâncias anti-inflamatórias que fortalecem o organismo contra doenças e funcionam bem na prevenção do câncer.
Vários estudos mostram que a adoção da Dieta do Mediterrâneo é capaz de reduzir a chance de alguns tipos de câncer em até 30% e diminui em 33% o risco de doenças cardíacas. Ela foi, inclusive, considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Mas o melhor é que ele diminui a gordura abdominal! Bastam 2 cols. (sopa) por dia para que esse óleo ajude a eliminar o acúmulo dos pneuzinhos, que aumentam o risco de diabetes. Que tal incorporá-lo às suas refeições?
O cardápio mediterrâneo evita carnes vermelhas, leite e doces. No lugar, favorece o consumo de peixe, que é mais magro e barato do que o porco e o boi.

Sobremesas? Só uma ou duas vezes por semana. Outro segredo de magreza dos povos dessa região é usar e abusar de azeite de oliva extra virgem, grãos integrais, cebola, alho, vegetais frescos, castanhas, frutas secas, queijos magros e (sim!) vinho tinto. Esses itens são ricos em substâncias benéficas ao ser humano.
Para se ter uma ideia, a substância resveratrol, presente no vinho tinto, evita o entupimento das artérias e previne contra o envelhecimento precoce.

Pesquisas recentes mostram: o resveratrol ainda reduz as taxas de açúcar no sangue. Mas o consumo de vinho deve ser moderado. Você não toma álcool? Tudo bem. O suco de uva integral tem o mesmo efeito que o vinho.
Essa dieta é rica na ingestão de alimentos integrais, frutas e verduras, usando como gordura o azeite de oliva e com baixa ingestão de carne, frango e mesmo de peixe. O uso de açúcar também é pequeno. E isso, associado à prática de atividade física é um grande aliado no combate de doenças vasculares.
O uso de gordura na dieta do Mediterrâneo é alto, mas proveniente somente do azeite de oliva, rico em HDL-colesterol que é o colesterol protetor.
Com a grande variedade de frutas e verduras existente no Brasil torna fácil a realização de uma dieta como a do Mediterrâneo.
Claro que é preciso não exceder o total de calorias por dia. Mesmo comendo somente alimentos saudáveis e com poucas calorias é possível engordar se não tivermos controle e moderação.



8 benefícios da dieta
Frutas e hortaliças: por conter grande quantidade de fibras e antioxidantes, como vitaminas E e C.
Cereais: são essencialmente fornecedores de energia para o organismo. Os integrais também têm vitaminas B e E, selênio e fibras.
Leguminosas: são fontes de fibras e proteínas vegetais.
Oleaginosas: por possuírem ácidos graxos mono e poli-insaturados, as oleaginosas reduzem a chance de a pessoa desenvolver colesterol alto.
Peixes: são ricos em ácidos graxos ômega 3, atuando contra o aparecimento de diversas doenças.
Iogurtes: o cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam a flora intestinal.
Vinho tinto: possui alta quantidade de flavonoides (antioxidantes). O vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos e, por consequência, diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Azeite de oliva: é rico em fenóis (antioxidantes) e em ácido graxo monoinsaturado, sendo que o último atua no aumento da taxa do colesterol "bom" (HDL), favorecendo o coração. O ideal é consumi-lo diariamente para temperar a salada, regar um peixe ou até mesmo pode ser colocado no pão.
*Para o sucesso de toda dieta, você deve completar com atividade física, o corpo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário